Performancing Metrics

Clássicos: R. S. Carvalho e o nematoide dos citros (1942)

Há artigos que se tornaram clássicos na literatura nematológica brasileira. Recentemente, em post publicado neste site, foram tratados os trabalhos pioneiros de C. Jobert e E. A. Göldi sobre a Meloidoginose do cafeeiro, datados do século XIX. Em meados do século passado, quando não existia ainda uma Nematologia organizada no Brasil, como há hoje, um docente de Fitopatologia da ESALQ/USP/Piracicaba chamado Ruben de Sousa Carvalho encaminhou dois artigos fitonematológicos para publicação na Revista de Agricultura, que podem ser enquadrados, sem dúvida, nessa categoria de “clássicos”. Ambos se referem ao nematoide dos citros, Tylenchulus semipenetrans, sendo neles registrada – de forma pioneira – não só a ocorrência do parasito em viveiros de mudas e pomares brasileiros como apresentados e comentados vários aspectos pertinentes à biologia, ação patogênica e controle da espécie, além de incluída uma fotomontagem ilustrativa (foto). O Dr. Ruben Carvalho foi homenageado pela SBN durante seu 2º congresso, em 1976, na ESALQ/USP, em Piracicaba.

Esses dois trabalhos, relatos preciosos, poderão ser acessados na forma de PDFs clicando-se nas duas figuras abaixo, que mostram as capas das revistas em que foram publicados. Também, irão constar, por um tempo, do serviço “PDFs ao seu dispor”, disponível através da aba Serviços, no menu horizontal superior. Evite o mau hábito de fazer citações cruzadas ou indiretas de referências sem consultar os artigos originais. Esse vício, lamentavelmente difundido nos dias atuais, pode ser causa de sérios erros ou transcrições incorretas de dados ou conclusões. Daí, a importância de se buscar, ao máximo, obter os trabalhos mais antigos e “clássicos” sobre nematoides, como esses de Carvalho (1942). Aproveite !

   

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. Guilherme Asmus disse:

    Muito bom.

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*