Performancing Metrics

De kids a profissionais … essas são suas histórias !

Priscila Moreira Amaro é hoje discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), sendo orientada acadêmica da Dra. Andressa Cristina Z. Machado. Já nos tempos de graduação em engenharia-agronômica, atuava no Laboratório de Nematologia da Instituição, participando de congressos da SBN e ajudando na organização do evento realizado em Londrina em 2015. Disposta a por em prática o aprendizado já adquirido, Priscila tem atendido, desde o tempo da graduação e após a formatura, no final de 2016, a solicitações para ministrar palestras e minicursos sobre temas nematológicos no Paraná. Desta vez, foi durante a 17ª edição do Curso de Férias na UNIFIL/ Londrina, em que ministrou curso de rápida duração sobre “Nematoides na Agricultura” a estudantes, técnicos de empresas e produtores rurais, na foto abaixo aparecendo junto a alguns dos participantes inscritos. 

Clemen Junior de Oliveira, como Priscila, encontra-se atualmente cursando o primeiro semestre do mestrado em Fitopatologia na UFViçosa, sob a orientação da Dra. Dalila Seni. Durante a graduação em engenharia-agronômica, realizada no sistema sanduíche (Univ. Federal de Goiás & University of Wisconsin), já iniciou estudos ligados à Nematologia e acabou participando do congresso conjunto SON/ONTA em Montreal (Canadá) em 2016, com apresentação de pôster sobre pesquisa conduzida sob as supervisões dos Drs. Mara Rubia da Rocha e Renato Andrade Teixeira graças aos prêmios que recebeu (Student Awards) na ocasião. Prosseguindo nessa linha, durante estágio curricular obrigatório para a graduação realizado na Embrapa Arroz e Feijão, teve oportunidade de participar de novos trabalhos, agora também com a supervisão da Dra. Marta C. C. de Filippi, um deles tratando do emprego de diversos agentes biológicos no controle de fitonematoides. Pois, uma vez mais, Clemen vem de ser agraciado com o ONTA Foundation Travel Award e, contando com apoio financeiro da Seedcare Syngenta Global, terá custeada toda a viagem para apresentar pôster sobre essa pesquisa no congresso anual da ONTA de 2017, em Porto Rico, no início de julho.

Por fim, Mauro Ferreira Bonfim Junior, com mestrado, doutorado (na ESALQ/Piracicaba) e pós-doutorado (Embrapa/Cenargen-DF) nematológicos desenvolvidos no período 2009-2016, após graduar-se engenheiro-agrônomo na UFRRJ em 2008, iniciou atividades na EPAGRI como pesquisador, lotado na Estação Experimental de Urussanga (EEUr), ao sul do estado de Santa Catarina. Um ex-kid da SBN, agora em carreira profissional. Como os focos da EEUr em pesquisa são mandioca e fruticultura, Mauro irá se dedicar a projetos ligados à obtenção de materiais resistentes de mandioca frente à podridão de raízes e à identificação de agentes causais de doenças na cultura na região, inclusive fitonematoides. Outros tipos de estudos sobre nematoides estão previstos para futuro próximo, sempre ligados às culturas de maior interesse para a Instituição.

E assim segue a vida. Os kids descobrem a Nematologia, avançam com ela da graduação à pós-graduação, por vez até o pós-doutorado e, finalmente, passam a se dedicar a ela já como profissionais. Como o sangue arterial, os kids irrigam os tecidos do corpo nematológico, reenergizando-o, revitalizando-o. São muito importantes. E essas são apenas algumas de suas histórias. Você, que também é kid da SBN, cuide de escrever bem a sua história para que, em breve, como as de Priscila, Clemen e Mauro, ela possa também estar sendo contada aqui ! Contamos com isso ! 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*