Performancing Metrics

SBF: 50 anos e o primeiro trabalho nematológico apresentado

A Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF) está completando seu 50º aniversário de fundação. Criada em Piracicaba (SP) no início de 1967, a entidade resultou, nesse primeiro momento, da união de esforços de docentes e pesquisadores vinculados principalmente à ESALQ/USP/Piracicaba, ao IAC/Instituto Agronômico de Campinas e ao IB/Instituto Biológico de São Paulo. O Dr. Eric Balmer, docente do Departamento de Fitopatologia da ESALQ foi definido como primeiro Presidente e seu evento pioneiro ocorreu já no período de 1 a 3 de fevereiro daquele ano sendo denominado “Primeira Reunião da Sociedade Brasileira de Fitopatologia”; todas as atividades tiveram lugar no Anfiteatro do Departamento de Fitopatologia da ESALQ, visto na foto acima, em que se destaca o Dr. Ferdinando Galli, professor titular/chefe do Departamento e ex-Diretor da ESALQ, a discursar aos participantes.

Ao lado de ressaltar a grata efeméride à sociedade coirmã, neste post relembramos o fato de que foi durante esse evento que um primeiro resumo de pesquisa fitonematológica foi apresentado (ver atestado anexo). Tratou-se do trabalho intitulado “Ocorrência em Pernambuco de Meloidogyne arenaria thamesi Chitwood, 1952 parasitando “Fruta de Caroço”, Artocarpus incisa, e sugestões para o seu controle”, de autoria do colega Prof. Dr. Romero Marinho de Moura (ex-docente/pesquisador da UFRPE e ex-presidente da SBN). Cursando então o mestrado na ESALQ, o Dr. Romero foi, portanto, o pioneiro na submissão e exposição de estudo sobre nematoides parasitas de plantas no âmbito da entidade que passou a congregar, naquela ocasião, os fitopatologistas radicados no Brasil. 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*