Performancing Metrics

Entomologia/Nematologia perde Lawrence A. Lacey !

Um dos mais renomados especialistas na área de Patologia de Invertebrados, em particular no biocontrole de insetos nocivos à saúde humana e daninhos à Agricultura, faleceu há poucos dias. O Dr. Lawrence (“Lerry”) A. Lacey, norte-americano nascido em Oakland (California) em 1946, realizou seus cursos de graduação e pós-graduação em seu estado natal, obtendo os títulos de MSc e PhD em Patologia de Insetos e Entomologia Médica na Universidade da California/Riverside durante a década de 1970. Por quase 40 anos, dedicou-se de modo regular a pesquisas principalmente nessas duas áreas, além de expandir seus interesses ao controle microbiano dos insetos tidos como pragas nos últimos 25 anos, inclusive organizando livros sobre o assunto que se tornaram verdadeiras referências. O mais recente deles – Microbial control of insect and mite pests: from theory to practice – lançado há poucos meses, traz contribuições muito boas dos colegas de SBN Drs. Claudia Dolinski e Luis G. Leite em distintos capítulos, além de contar com a participação de outros autores brasileiros e diversos experts internacionais, oferecendo ao leitor praticamente o estado da arte em relação ao tema.

Durante alguns anos, parte de suas investigações incluíram coleta de materiais e observações realizadas na Bacia Amazônica brasileira. Fora dos Estados Unidos, também conduziu pesquisas em países da Europa e da África Ocidental. Foi laureado em diferentes ocasiões, em especial por sociedades entomológicas, até se aposentar do USDA em 2011, a partir de quando passou a se dedicar mais a atividades editoriais. No tocante à Nematologia, sua morte deixa lacuna sentida em vista dos estudos sobre nematoides entomopatogênicos que tanto produziu, estimulou e pelos quais demonstrava inequívoco interesse. Deixou esposa, filhos e netos. E muitos admiradores. Seu obituário pode ser conferido clicando-se aqui.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. Claudia Dolinski disse:

    Thanks!! Como sempre, preciso e profundo.

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*