Performancing Metrics

VOCÊ LEU? – “As armadilhas da identificação molecular”

Com o título visto acima (As armadilhas da identificação molecular de espécies: estudo de caso no gênero Pratylenchus), acaba de ser publicado artigo na revista Nematology dando conta de que identificações errôneas de importantes espécies de fitonematoides baseadas em métodos moleculares têm ocorrido e alertando tanto ao problema que isso representa como às suas possíveis consequências.

Os autores do trabalho (Janssen, Karssen, Couvreur, Waeyenberge e Bert) realizaram relevante estudo incluindo análises de identificações de algumas espécies de Pratylenchus e chegaram a uma verificação perturbadora no tocante a P. goodeyi, que resumidamente transcrevemos a seguir (confira o original em inglês na foto): “Neste estudo, ficou claramente demonstrado que 12 sequências ITS do economicamente importante fitonematoide Pratylenchus goodeyi publicadas são/representam, na verdade, sequências de nematoides de vida livre, bacteriófagos, do grupo dos cefalobídeos (Cephalobidae). Muito provavelmente, esse tipo de equívoco foi causado por contaminação com o cefalobídeo durante o processo de extração de DNA. Tal contaminação pode acontecer quando múltiplos exemplares são utilizados em uma única extração do DNA. Não obstante o uso de vários exemplares em uma só extração possa trazer problemas, essa prática era – e continua a ser – comum porque concorre a aumento na concentração do DNA. Lamentavelmente, a rotulagem errada de sequências pode levar a uma série de interpretações equivocadas em cascata. O fato ressalta, também, o perigo que representa o depósito de sequências rotuladas erradamente em bases públicas de DNA, capaz de provocar ou induzir a identificações posteriores equivocadas, como nos relatos de ‘P. goodeyi‘ em algodoeiro na Índia (2013) e em banana na China (2015), baseados em sequências de nematoides cefalobídeos“.

   

Mais do que reforçar a relevância do emprego da taxonomia integrativa nos estudos atuais que envolvam a descrição e/ou a identificação de nematoides, o artigo destaca bem a importância de os procedimentos preconizados no métodos usados – clássico e molecular – serem realizados com a maior precisão e cuidado possíveis ! O artigo não é open access, é pago, mas merece ser lido, e com muita atenção !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*