Performancing Metrics

Assistir, aprender e não esquecer: Trichodorus em fumo !

Neste post, compartilhamos vídeo originalmente produzido pelo Dr. Urs Wyss, um craque em filmagens de nematoides, insetos e outros organismos de interesse científico. Vários de seus filmes, no geral co-produzidos com o IWF, foram realizados há muito tempo, no final dos anos 1960 e ao longo da década de 1970, o que ressalta ainda mais a qualidade de suas obras. O Dr. Wyss (foto) está com 78 anos e a sua carreira profissional ocorreu predominantemente no âmbito da Alemanha. No vídeo abaixo, editado e legendado por Luiz Carlos Ferraz, é ilustrado o parasitismo de Trichodorus similis sobre pelos radiculares de fumo, embora o nematoide possa também atacar raízes secundárias das plantas hospedeiras. É representativo do parasitismo exercido pelas espécies – ectoparasitas, migradoras – de Trichodorus e Paratrichodorus de modo geral. Oportunidade incomum de se testemunhar fitoparasitismo por esses nematoides.

Destacamos o fato de que os tricodorídeos possuem onquioestilete, ou seja, estilete bucal maciço, não canaliculado, sendo, pois, diferente nesse particular de todos os demais fitonematoides. Tal caráter levou a uma adaptação – a secreção de um “tubo de alimentação” – para poderem se fixar aos órgãos vegetais atacados e serem bem sucedidos no parasitismo. Acompanhe e confira em detalhes o processo, que se encontra também descrito no e-book “Nematologia de Plantas: fundamentos e importância” (Ferraz & Brown) às páginas 109-113. Aos docentes nematológicos, está aí o link para utilização/ exibição em aulas. Aos estudantes, para assistir, aprender e não esquecer! 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*