Performancing Metrics

C. elegans: utilização intensiva em pesquisas médicas

Artigo publicado no prestigiado periódico PlosOne (clique na imagem acima para ver o PDF), no final de 2016, trouxe o nematoide Caenorhabditis elegans novamente a posição destacada no cenário das pesquisas das áreas médica e farmacêutica. Por apresentar similaridade fisiológica em relação a importantes características dos mamíferos, como na morfologia de nervos e neurotransmissores, C. elegans há algumas décadas tem servido de organismo modelo em estudos sobre doenças que afetam o sistema nervoso humano, havendo expectativa de que se adeque também às pesquisas recentes que objetivam melhor compreensão das bases molecular e celular de certos desequilíbrios neurológicos.

Resultado de imagem para caenorhabditis elegans

O conjunto de trabalhos já publicados nessa linha, sempre envolvendo o emprego dessa espécie de nematoide (foto acima) como modelo biológico, tem alimentado a esperança de que tratamentos mais eficazes possam ser definidos em futuro próximo visando à melhoria da qualidade de vida de doentes do Mal de Parkinson, de epilépticos e de pacientes de moléstias congêneres. São os nematoides – sempre os nematoides – presentes nas mais diferentes áreas do conhecimento científico, ora como organismos benéficos/úteis, ora como formas capazes de causar perdas vultosas a segmentos sociais relevantes, como o Agronegócio. Criaturas incríveis, bizarras a uns, indesejáveis a outros, cativantes a muitos… 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*