Performancing Metrics

INIAV-CIAT: ação positiva em Nematologia na África

No âmbito de protocolo de cooperação na área científica firmado entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Portugal (INIAV) e o Centro de Investigação Agronômica e Tecnológica (CIAT), a Dra. Maria de Lurdes Inácio (INIAV), na foto menor, ministrou curso introdutório em Nematologia Geral & Tropical em São Tomé e Príncipe, na África, durante o período de 27 de novembro a 1º de dezembro p.p..

Ao longo do minicurso, preleções teóricas foram ministradas pela Dra. ML Inácio e atividades práticas de laboratório, incluindo exames microscópicos, foram realizadas pelos participantes (foto), tendo o enfoque maior sido dado ao gênero Meloidogyne, o grupo dos nematoides de galhas, responsáveis pelas perdas mais expressivas observadas nos cultivos locais, mormente em tomateiro e cafeeiro. Ações positivas como essa do INIAV/Portugal-CIAT, que objetivam a difusão do conhecimento nematológico, tanto básico como aplicado, em áreas geográficas nas quais haja notória carência de pessoal capacitado a oferecer suporte técnico na especialidade, são muito necessárias e devem ser estimuladas. Constitui prática que a SBN vem buscando com frequência desenvolver também no Brasil, no caso, voltada especialmente aos docentes – educadores básicos e formadores em potencial de novos recursos humanos – ainda com insuficiente vivência na Fitonematologia e/ou indisponibilidade de material didático para o adequado preparo de suas aulas. Bons exemplos devem ser noticiados e copiados.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*