Performancing Metrics

A fila nematológica continua a andar: Dieter Sturhan

= DIETER STURHAN (1936-2017) =

Com grande pesar, e certo atraso, divulgamos o falecimento do destacado nematologista alemão Dr. Dieter Sturhan, ocorrido em 29 de novembro de 2017. Nascido em 1936, na região da Baixa Saxônia, Sturhan cursou Botânica, Geografia e Zoologia em três diferentes universidades alemãs, obtendo depois – em 1962 – o título de PhD com tese nematológica desenvolvida sob a orientação do Dr. H-J Stammer. A partir de 1964, estabeleceu vínculo profissional com o Federal Biological Research Centre for Agriculture and Forestry, de Münster, sendo lotado no Institute for Nematology. Ali permaneceu até 2001, quando se aposentou formalmente, embora continuasse a colaborar com a instituição como pesquisador.

Suas linhas de pesquisa em Nematologia concentraram-se na taxonomia e diagnose, além da bioecologia, com foco maior por largo período em estudos sobre nematoides de cistos, longidorídeos e tricodorídeos. Tornou-se taxonomista mundialmente reconhecido. Participou, como autor ou coautor, de mais de 200 publicações. Foi consultor científico em vários países, como Irã, Benin, Nicarágua, República Dominicana e Cabo Verde, praticamente iniciando os recursos humanos locais na Nematologia de Plantas; em outros países, foi pesquisador-visitante ou teve períodos sabáticos visando à condução de pesquisas em equipe e posterior publicação dos artigos resultantes (EUA, Israel, Egito, Itália, Nova Zelândia, Rússia, Estônia, Eslovaquia e República Checa).  

Atuou em várias funções em algumas sociedades nematológicas e recebeu o título de Fellow of the Russian Society of Nematologists em 1997. Em relação ao Brasil, vale destacar que foi o orientador do colega Dr. Vicente Paulo Campos, da UFLA-Lavras, durante seu pós-doutorado na Alemanha.

O já escasso time de especialistas em taxonomia de nematoides pelo método clássico perde mais um de seus eminentes componentes. À família enlutada, as condolências da SBN. 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*