Performancing Metrics

Fungos parasitando nematoides: a Mãe Natureza em ação

Entre os agentes naturais de biocontrole de nematoides incluem-se diversos grupos de fungos habitantes dos solos utilizados para fins agrícolas. Alguns deles têm como característica peculiar a capacidade de formar estruturas hifais especiais, que atuam como armadilhas destinadas à captura de nematoides em trânsito no solo.

Em certas espécies dos gêneros Arthrobotrys e Dactylaria, como A. dactyloides e D. brochopaga, células hifais (n=3) arranjam-se de modo a originar típicos aneis, os quais constringem com firmeza os corpos de nematoides quando estes, inadvertidamente, os atravessam, imobilizando-os de forma definitiva na maioria das vezes e levando-os à morte. É a Mãe Natureza em ação! Outros tipos de armadilhas formadas por fungos parasitas de nematoides podem ser bastões adesivos e aneis não constritores. No vídeo abaixo, você poderá se familiarizar bem com tal ocorrência natural e entender o mecanismo que explica o processo de captura. Se já havia ouvido e/ou lido a respeito, veja agora como tudo acontece, aprenda e não se esqueça mais. E procure saber mais sobre o uso potencial de tais fungos no manejo integrado de fitonematoides.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*