Performancing Metrics

Reprodução em Nematoides: uma vídeo-aula de presente !

Todos que estudam, lecionam ou gostam de ler e aprender sobre nematoides sabem que, por mais que os textos impressos e digitalizados sejam ricos em ilustrações e detalhados nos subsídios técnicos, obrigam o leitor a ficar imaginando como acontecem certos fatos e fenômenos. Pois é nessa hora que os vídeos têm importância indiscutível, possibilitando aos adeptos da Nematologia a plena visualização de tais fatos e fenômenos, exatamente como sucedem na natureza, testemunhando-os de modo a poder melhor confrontá-los com as descrições dos textos e, em especial, a não mais esquecê-los. 

Em consonância com tal visão, a SBN, através de seu site e de sua página no Facebook, passou nas últimas semanas a divulgar vídeos relativamente curtos, de não mais de cinco a dez minutos na maioria das vezes, cujos conteúdos são muito didáticos e permitem tanto a docentes como estudantes (G/PG) consolidarem conhecimento sobre certos assuntos nematológicos. São produções extraordinárias, pois se tratam no geral de filmagens realizadas ao microscópio há mais de meio século que conseguimos resgatar. Muitas vezes são livres para divulgação desde que se cite a instituição responsável por suas realizações (quase sempre o IWF alemão), mas, em alguns casos, há direitos autorais que precisam ser respeitados e requerem cuidados especiais ao se pretender utilizá-los.

Estou (LCFerraz) – em nome da SBN – prazerosamente inaugurando com este post essa etapa de apresentação de vídeos educativos nematológicos no site e na página do FB, de forma mais oficial, presenteando aqui os sócios em geral (docentes, estudantes, técnicos etc.) com um filme de 10 minutos, devidamente editado e legendado em português, que ilustra em detalhes como é a reprodução nos nematoides, usando a espécie Pelodera strongyloides, bacteriófaga e anfimítica, como modelo bem representativo de como se dá o processo na maioria dos nematoides, inclusive fitoparasitas. 

Você poderá: i) só assistir ao vídeo, fazendo-o direto e rápido pela página da SBN no Facebook; ou ii) acessar e eventualmente até baixar (se tiver interesse em tê-lo no seu acervo, para uso em aulas ou para estudar) o arquivo do filme (tem 29 Mb, por isso espere até carregar inteiro!) aqui pelo site. Neste último caso, bastará clicar aqui ! Pipoca, guaraná e boa sessão a todos!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*