Performancing Metrics

X Encontro Regional-SBN em Rolim de Moura/RO: começou!

 

Iniciou-se neste 15 de agosto em Rolim de Moura (Rondônia) o X Encontro Regional da SBN, em promoção conjunta da entidade com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento, que conta com programa intensivo a ser desenvolvido em dois dias subsequentes, envolve palestras técnicas e amplas discussões orais entre pesquisadores, extensionistas, docentes e estudante de pós-graduação a respeito dos problemas nematológicos mais preocupantes ocorrentes no âmbito estadual, em particular os que atingem a cafeicultura. Aliás, a primeira palestra – a cargo do Dr. Fábio Ramos Alves (UFES-Espírito Santo), visto em foto acima – foi realizada na manhã desta quarta-feira, nela sendo abordados os aspectos mais relevantes e atuais da identificação e manejo dos nematoides parasitos do cafeeiro, com ênfase ao Conillon. Outra palestra relevante, referente ao impacto do advento da Lei de Biodiversidade ocorreu às 10:00, com o título “Pesquisa e legislação: novos desafios”, sendo proferida pelo Prof. Dr. Leonardo de Azevedo Calderon, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UNIR.

 

Trinta e cinco participantes, vinculados a cinco instituições, se inscreveram ao encontro técnico-científico (foto) bem evidenciando o interesse despertado pelos temas a serem tratados durante os debates previstos. Em entrevistas a emissora local de televisão (veja abaixo), o Dr. Ricardo M Souza (Presidente da SBN) e o Dr. Fabio R. Alves tiveram ensejo de destacar as grandes perdas hoje causadas por nematoides à Agricultura do Brasil e a importância de eventos como os Encontros Regionais patrocinados pela Sociedade Brasileira de Nematologia por  permitirem aos profissionais e adeptos da Nematologia radicados nas mais diferentes regiões nacionais a apresentação de seus projetos de pesquisa e adequada discussão das medidas mais efetivas à solução dos problemas que enfrentam em seus Estados. Sendo a Nematologia de Plantas área cientifica que conta com número limitado de especialistas brasileiros e ainda relativamente pouco conhecida de muitos produtores rurais, representam os Encontros Regionais também ocasiões propícias a que haja maior difusão dela, como acontece tipicamente em Rondônia. A programação seguirá durante todo o dia 16, novamente incluindo palestras e debates entre os participantes. 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*