Performancing Metrics

MT: Nematologistas têm treinamento em metodologias

A Sociedade Brasileira de Nematologia vem trabalhando, nos últimos anos, para incentivar os nematologistas do Brasil a se envolverem em iniciativas que visem oferecer maior qualidade ao serviço de diagnose de nematoides prestado por laboratórios de todo o País. Nesse sentido, na Assembleia realizada durante o XXXV CBN, em Bento Gonçalves, em junho deste ano, foi formado grupo de representantes para discutir o assunto e apresentar uma proposta de recomendações quanto ao uso de técnicas relacionadas a análises nematológicas para melhoria do serviço prestado aos produtores. Esta proposta já se encontra em discussão junto à Diretoria da SBN e será amplamente divulgada em breve.
Em paralelo, já havia iniciativas de discussão do assunto, como no GREN – MT, grupo formado por profissionais ligados a instituições de ensino superior, centros de pesquisa e laboratórios de análise nematológica no Estado de Mato Grosso. O grupo reuniu-se (ver fotos) em 16 e 17 de outubro no Laboratório de Fitopatologia/ Nematologia da UFMT, em Cuiabá, para treinamento nas metodologias que vêm sendo padronizadas pelo GREN para o Estado do Mato Grosso, que foi conduzido pelos Drs. Paulo Afonso Ferreira, da UFMT-Campus Barra do Garças e Giovani Arieira, da UFMT-Campus Cuiabá.

Com a participação de todos os laboratórios do Estado, o encontro foi etapa importante e finalizou trabalho árduo realizado ao longo de 6 anos. Com foco na qualidade dos resultados e buscando sanar as dúvidas levantadas ao longo do processo, foi realizada uma série de testes que levaram os laboratórios presentes a firmarem consenso sobre os passos a serem adotados.

O grupo decidiu pela adoção, ao nível estadual, de uma mescla entre metodologias já publicadas e ajustes baseados nos testes realizados. Outro ponto importante definido foram as padronizações das medidas usadas pelos laboratórios mato-grossenses e dos laudos por estes emitidos em todo o estado. O GREN também criou um selo de Metodologia Padronizada no Estado de Mato Grosso. Essas ações vêm de encontro à necessidade de melhoria na qualidade do serviço de análise nematológica ofertado por laboratórios de todo o Brasil.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*